Blog Post

09 Out
Por: mat 0 0

INTERVENÇÃO PROFERIDA POR OCASIÃO DA SESSÃO DE APRESENTAÇÃO PÚBLICA DO PIIM DO ALTO ZAMBEZE

Excelências

Minhas senhoras e meus senhores

No passado dia 12 de Setembro, Sua Excelência JOÃO MANUEL GONÇALVES LOURENÇO, Presidente da República, desenvolveu uma importante jornada de trabalhos aqui no Município do Alto Zambeze. Naquela ocasião, o Sr. Presidente da República lançou um repto a todos nós para que, aqui neste Município, se assumisse a dianteira na execução do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios. É o que estamos hoje a fazer. Estão preparadas todas as condições para que a partir de amanhã sejam lançados os concursos com vista a materialização do PIIM do Alto Zambeze.

Não podemos deixar de assinalar, uma vez mais, a importância da mensagem que o Sr. Presidente da República nos transmitiu com a sua visita a este Município. Ter vindo ao Cazombo significou o reafirmar de uma governação de proximidade, que privilegia o contacto directo com os cidadãos, que sente de perto os seus problemas e que interpreta de modo fiel os anseios do povo. Ter vindo ao Cazombo, significou não fugir a realidade do País, mesmo quando ela é mais desafiante, demonstrou uma abertura para o diálogo permanente com os cidadãos e representou a afirmação de um paradigma de governação que privilegia a participação dos cidadãos na gestão da coisa pública.

A visita do Sr. Presidente da República ao Alto Zambeze representou também a consolidação da nova visão sobre a importância, o papel e o lugar dos Municípios no nosso País. De todos os Municípios de Angola. A aprovação do PIIM é uma confirmação dessa visão. Reafirma a importância do Município, envolve os cidadãos na governação e melhora a relação entre os projectos e os anseios dos cidadãos.

Estimados presentes
Minhas senhoras e meus senhores

O acto que hoje aqui realizamos não só coloca o Alto Zambeze na dianteira da implementação do PIIM, como reafirma o compromisso do Governo com a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. O PIIM visa dar mais vida aos Municípios, criar as bases para uma melhor capacidade de prestação de serviços aos cidadãos e fomentar o desenvolvimento local. Esta é a nossa preocupação primária e o nosso compromisso consciente e responsável. Aqui no Alto Zambeze estão previstas várias acções em vários domínios importantes para a vida dos munícipes. Com a implementação do PIIM vamos melhorar a oferta do ensino público através da construção de escolas na sede do Município e na Comuna do Lumbala Caquengue. Ou seja, serão disponibilizadas mais de 1.000 novas vagas para alunos nos vários níveis de ensino.

No domínio da saúde, o Alto Zambeze terá 4 novos Centros de Saúde, sendo um na Comuna da Caianda, um no Lumbala Caquengue, um na Calunda e um na sede do Município. Isto é, com o PIIM, quase todas as sedes comunais do Alto Zambeze estarão servidas com um Centro de Saúde, melhorando assim substancialmente a oferta de serviço público de saúde.

O Alto Zambeze vai igualmente assistir uma melhoria na prestação do serviço de abastecimento de água, através da construção de 6 sistemas de captação, tratamento e distribuição de água.

Prevê-se melhorar a iluminação pública no Município, particularmente na sede municipal, com a instalação de cerca de 150 postos de iluminação. Serão construídas cerca de 20 pontes no Município, com vista a melhoria da circulação viária entre a sede e as várias comunas. Consta ainda dos projectos deste Município a construção de uma esquadra integrada da Polícia Nacional para aumentar a segurança pública. O Alto Zambeze passará a ter serviços de Bombeiros, SIC, SME e Serviços Prisionais. Serão igualmente desenvolvidas acções para a melhoria do saneamento básico e da imagem do Cazombo, nomeadamente através da construção e reabilitação de passeios, jardins, praças públicas e outras intervenções urbanas, bem como a construção de residências para quadros ao serviço da administração local.

Em suma, vamos ter mais educação, mais saúde, mais água, mais segurança pública e mais iluminação pública. Não vai ter tudo, mas haverá mais vida no Alto Zambeze.

Distintos convidados
Minhas senhoras e meus senhores

As ideias aí estão. Os projectos são conhecidos. Os recursos financeiros estão assegurados. Quando assim é, só não há sucesso se a nossa acção claudicar, se não formos diligentes, se não agirmos de modo correcto. É, pois, momento para reiterar o nosso compromisso para com essa causa e para com o seu êxito, de reafirmar o nosso compromisso com a transparência, com o rigor e com as boas práticas. É momento de assumirmos que o êxito do PIIM depende de nós, mas o seu fracasso prejudica os munícipes e atrasa o desenvolvimento nacional.

É momento de cada Administrador Municipal assumir o seu papel e as suas responsabilidades, antes de mais para com os seus munícipes, de através do PIIM dar oportunidades à classe empresarial local e de fomentar a criação de postos de trabalho para a nossa juventude que tanto anseia e merece.

É momento de abrirmos cada vez mais espaço à participação dos cidadãos, que se devem identificar pelo mesmo sonho de sociedade, conhecer o rumo definido, partilhar a estratégia escolhida e avaliar o alcance das metas. Se a nossa acção não tiver como fundamento e como destinatário o cidadão será tudo menos serviço público.

Não podemos perder essa oportunidade para darmos mais vida aos nossos municípios, para renovarmos a confiança dos cidadãos, num momento de reformas desafiantes como o que estamos a viver, para corrigirmos algumas assimetrias territoriais e para mobilizarmos o País para uma era de estabilidade, de esperança, de confiança num futuro melhor, mas sobretudo para uma era de realizações e de resultados que se reflectem na vida dos cidadãos. Só assim teremos cumprida a nossa missão.

Bem haja!
Muito obrigado.

Deixar um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *