Blog Post

21 Jan
Por: mat 0 0

4 de Fevereiro- Dia do Início da Luta de Libertação NAcional

Angola celebra, em 2020, 59 anos desde que um grupo de cidadãos empenhou-se em corporizar o início à Luta Armada De Libertação Nacional. Destemidos filhos da pátria elevaram as suas vozes e punhos semicerrados contra o colonialismo português, arriscando as suas próprias vidas em prol de um bem comum: a construção da Nação Angolana, livre da opressão. A 4 de Fevereiro de 1961, deu-se início a uma resistência popular generalizada contra os invasores externos. Graças ao sangue heroico derramado foi possível erguer-se, finalmente, a Bandeira da Independência Nacional, criando as condições para a conquista da soberania, da paz, para a reconciliação entre os angolanos e para a construção de um futuro de desenvolvimento e de progresso. Em 2020, o 4 de Fevereiro assinala-se num momento de profundas reformas, no domínios político, administrativo e, mesmo, de moralização da sociedade, coincidente com o alcance dos 45 Anos de Independência, conquista que, de resto, foi possível graças aos sacrifícios consentidos inicialmente pelo punhado de heróis que começou a Luta Armada de Libertação Nacional. Pretende-se, pois, que a celebração desta efeméride decorra sob a bandeira do Quadragésimo Quinto Aniversário da Independência Nacional, como reconhecimento do inestimável contributo dos “Heróis do 4 de Fevereiro” para a edificação de Angola enquanto Nação Soberana.

OBJECTIVOS

A resolução ​31/07, de 25 de Abril​, do Conselho de Ministros, primeiro, e depois o Decreto Presidencial n.º​156/12, de 29 de Junho,​ estabelecem que as comemorações do ​4 de Fevereiro – “​Dia do Início da Luta Armada de Libertação Nacional​”, visam os seguintes objectivos específicos:

Destacar o exemplo dos Heróis do 4 de Fevereiro para as novas gerações, motivando ­ as a participar, de forma activa, no processo de criação de condições para melhoria da vida da população e para que se atinjam níveis de desenvolvimento que permitam instaurar o bem-estar de todos e consolidar o Estado Democrático e de Direito;

Recordar a importância da data, sensibilizar e mobilizar todas as forças vivas da Nação para o seu empenhamento activo nas tarefas que visam a consolidação da paz, a reconciliação nacional e a reconstrução do País, em todas as suas vertentes;

Reverenciar as personalidades ligadas ao 4 de Fevereiro de 1961 e fortalecer em cada angolano o sentimento patriótico.

LOCAIS DE CELEBRAÇÃO E DO ACTO CENTRAL

As actividades devem decorrer em todo o Território Nacional, bem como nas missões diplomáticas e consulares de Angola. ​O Acto Central das comemorações do ​59.º Aniversário doDIA DO INÍCIO DA LUTA ARMADA DE LIBERTAÇÃO NACIONAL​terá lugar na Província de​:

BENGUELA.

 PERÍODO DAS COMEMORAÇÕES

O período de comemorações vai de ​01 a 25 de Fevereiro de 2020.

LEMA

Tendo em conta a celebração dos 45 Anos de Independência Nacional, sob a bandeira da qual se deverá organizar as festividades do 4 de Fevereiro de 2020, orienta-se a adopção do mesmo lema para inspirar a comemoração da efeméride. Segue-se, portanto, o lema adoptado no âmbito da preparação das celebrações dos 45 anos de Independência Nacional, que deve igualmente servir para o 4 de Fevereiro:

ANGOLA 45 ANOS: UNIDADE, ESTABILIDADE E DESENVOLVIMENTO.

Ministério da Administração do Território e Reforma do Estado, em Luanda, aos 21 de Janeiro de 2020.

Deixar um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *